quinta-feira, 25 de agosto de 2011

O primeiro Speedster Carrera / The first Carrera Speedster

Enquanto o 12.223º Porsche foi o primeiro Speedster a correr com um motor tipo 547, primeiros 4-cam Carrera, estes foram instalados na linha de produção em 31 de agosto de 1955 em um modelo Speedster. O carro foi concluído com um motor do 550 Spyder tipo 547.
Foi construído para um pedido especial do Sr. Raether, que foi responsável por vendas de exportação. O carro com chassis 80665 permaneceu com a empresa até, pelo menos, Outubro de 1955. No final do mês, um memorando interno mostrava que o carro, que havia sido submetido a alguns testes e estava sendo devolvido ao departamento de vendas. O memorando observou, entre outras coisas, que os freios puxavam para a direita.Quando voltou para o departamento de vendas, o hodômetro mostrava 5,156 km.

Antes dele sair defábrica, recebeu o emblema "Carrera" que passou a ser colocado nos Speedsters 4-cam e coupes. No entanto, com exceção de um único carro outros também fazem parte da coleção de todos os Speedsters Carrera, outros que foram equipados com o tipo de motor 547 / 1.

O Speedster de chassis 80665 foi descoberto nos Estados Unidos há vários anos. Foi impecavelmente restaurado e foi o carro apresentado no Concurso de Hillsborough em 2003. Este primeiro 4-cam é muito especial, de fato.



While 12223 was the first Speedster to run with a Typ 547 motor, the first 4-cam Carrera Speedster, chassis 80665, was installed on the production line on August 31, 1955. The car was completed with a 550 Spyder specification Typ 547 motor. Production records note that it was built to a special order and assigned to Mr. Raether, who was responsible for export sales. Chassis 80665 remained with the company through at least October 1955. Late that month, an internal memo notes that the car, which had been subjected to some testing, was being returned to the sales department. The memo noted, among other things, that the brakes pulled to the right. As returned to the sales department, the odometer showed 5,156 km.

Before it left the factory, it received the "Carrera" badging that was then being placed on the 4-cam Speedsters and coupes. Although clearly the first production 4-cam Speedster, others were in service before 80665 left Stuttgart. However, with the exception of a single other car also part of the collection all other Carrera Speedsters were fitted with the detuned Typ 547/1 motor.

Chassis 80665 was discovered in the United States several years ago. It has been immaculately restored and was the featured car at the Hillsborough Concours in 2003. This first 4-cam is very special, indeed.(spercars.net)






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